O que é Rotary?

Oficialmente, o Rotary é definido como "uma organização de homens de negócios e profissionais, unidos no mundo inteiro, que prestam serviço humanitário, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a boa vontade e a paz no mundo"..

Funcionalmente, o Rotary é uma associação de clubes locais reunidos numa organização maior, chamada Rotary International (RI), que tem sede em Evanston, Ilinois, EUA.

Especificamente, um Rotary Club (RC) é composto de empresários e profissionais de determinada comunidade, que tenham aceito o Ideal de Servir como base para obter uma realização completa de suas vidas na esfera pessoal, profissional e comunitária. O RC é dirigido por um Conselho Diretor, coordenado pelo Presidente do Clube, eleito anualmente.

Este ideal de servir se expressa, simbolicamente, através dos lemas básicos "Dar de Si Antes de Pensar em Si" e "Mais Se Beneficia Quem Melhor Serve" que, na prática, se transforma em ações humanitárias nos campos do desenvolvimento humano, da educação, da saúde, do saneamento básico e da defesa do meio ambiente, por maio das quais se busca o entendimento entre homens, entre as nações e, finalmente, a paz mundial.

Todo rotariano deve ter uma ocupação profissional digna. Portanto, é condição de elegibilidade para ingressar em Rotary que a pessoa, homem ou mulher, tenha uma atividade empresarial ou profissional, o que lhe dá o direito a uma classificação. Então, no clube, ele responde pelos assuntos ligados à sua classificação, bem como, no seu ambiente de trabalho, é sua responsabilidade falar pelo Rotary.

O Rotary foi fundado em 23 de fevereiro de 1905, na cidade de Chicago, EUA, pelo advogado Paul P. Harris e mais três amigos, a saber, Silvester Schiele (negociante de carvão), Gustavus E. Loehr (engenheiro de minas) e Hiram Shorev (dono de uma alfaiataria).

Atualmente, existem mais de 30.150 clubes e mais de 1.188.500 rotarianos localizados em 163 países. Além disso, agregados aos Rotary Clubes, há as Associações de Senhoras de Rotarianos, os Clubes de Jovens (Interacts e Rotaracts) e os Núcleos de Desenvolvimento Comunitário, totalizando cerca de 2,5 milhões de pessoas envolvidas com o Rotary.

No Brasil, terceira potência no Mundo Rotário, existem 2.172 clubes, mais de 56.600 rotarianos (dos quais mais de 2.800 são mulheres).

Para administrar essa organização, o Rotary International (RI) se divide em 34 Zonas Geográficas, onde se situam 530 Distritos Rotários. O RI é administrado por um presidente (eleito anualmente), que coordena um Conselho Diretor, cujos membros são eleitos para representar as Zonas Geográficas. Atualmente, dirige RI o norte americano Richard King, que sucedeu o mexicano Frank Devlyn, e será sucedido pelo nigeriano Mungiabe.

No Interior da organização rotária, funciona a Fundação Rotária, hoje a maior fundação privada do mundo, movimentando mais de 70 milhões de dólares, anualmente, em programas humanitários e educacionais. Atualmente, o maior programa patrocinado pela Fundação Rotária é a Campanha Pólio Plus, que objetiva erradicar da face da Terra a poliomielite. Este programa, executado em parceria com a Organização Mundial de Saúde e vários governos nacionais, tem como meta o banimento completo da doença até o ano de 2005, quando o Rotary completa um século de existência.

O Distrito Rotário supervisiona a administração dos clubes e promove a realização do Programa do Rotary, que é o conjunto organizado das ações nos vários campos de atuação já mencionados. Anualmente, cada distrito é administrado por um Governador, escolhido pelos rotarianos que o compõem. Os clubes brasileiros são supervisionados por 38 Distritos.

Todo este complexo sistema é regido pelos Estatutos e regimento Interno de RI e pelo Estatuto Prescrito para o Rotary Club. Além disso, cada clube elabora seu Regimento Interno, cujas disposições não podem contratar as diretrizes básicas dos três documentos mencionados anteriormente.

faixarotaract44
 
rotaract interact22 kids casq2 ryla camp expro2 intercambio2